16 junho, 2011

Sentimentos, Comidas e relações Patológicas.


Eu já vi todos os tipos de sentimento para com a comida, tem os que comem por que gostam da comida, outros que comem por que estão tristes, também os que comem para relaxar em uma situação de estresse. A comida pode ter vários significados acompanhada de vários tipos de sentimento, às vezes a gente acha que não importa o que sente ao ingerir uma quantidade de comida, mas na verdade entender essa relação é ter um mínimo de controle sobre suas emoções.

Não eu não estou louca, normalmente o ser humano mantém uma relação não só de necessidade básica por se alimentar, existe uma relação de sentimentos interligados a comida, o que pode te fazer bem ou não, então entender esses sentimentos pode sim melhorar sua relação com você mesmo e também com os outros. Saber o porquê você tem todas as ânsias por comer ou por não comer, afinal não são todos,  tem aqueles que em nome desses sentimentos rejeitam a comida.

Comendo por tristeza:

Quem come por tristeza, normalmente esta buscando conforto em suas dores. Existem pessoas que não conseguem se comunicar com facilidade e costumam internalizar suas dores, quando se tem uma comunicação é normal que alguém te console busque uma forma de ajudar o individuo a lidar com a tristeza.
Mas se não existe essa rede de apoio o comum é que se desenvolva um mecanismo de escape, uma forma de aliviar aquela dor então muitos desses indivíduos resolvem apoiar-se na comida, comendo em grandes quantidades normalmente alimentos que oferecem um nível  grande de açúcar, assim liberando mais energia e sensação de felicidade. Sabemos que alimentos ricos em açúcar, (em geral comidas de fast food, doces e coisas do gênero) libera substancias energéticas e aumenta o nível de serotonina, o que quer dizer que a pessoa não come esse tipo de alimento só por  que acha mais fácil e pratico e sim porque a química do corpo se altera e pede a ingestão de substancias que te dê sensação de felicidade.

Comendo por Estresse/Ansiedade:

A tensão causada por algumas situações, desorienta todo o sistema nervoso, de tal forma que você se sente obrigado a liberar toda essa tensão de alguma forma, algumas pessoas (grande maioria da população), busca na comida uma liberação da ansiedade então o individuo começa a comer de uma forma descontrolada, não há um alimento em especifico é só preciso não manter a boca parada e comer qualquer tipo de alimento é como se a comida fosse uma resolução momentânea para o problema que está acontecendo.
Essas pessoas comem sem interrupções e mesmo sentindo-se de literalmente cheio de comida, a sensação de saciedade não aparece então a vontade de comer não passa, essa pessoa continua comendo e comendo, é como se uma compulsão alimentar se instale temporariamente, já que quando a situação que causa estresse se desfaz esses indivíduos voltam a se alimentar normalmente.


Comendo por Gostar:

Existem pessoas que não estão tristes, e muito menos nervosas e comem em bastante quantidade, essas pessoas simplesmente gostam do sabor da comida e começam a ingerir quantidades grandes de determinados alimentos,  normalmente são alguns alimentos que oferecem sabor  agradável para aquela pessoa  (sabores específicos) não é de qualquer tipo de comida, são alimentos específicos que essas pessoas comem e sentem-se felizes então começam a comer mais e mais. Esses indivíduos comumente alteram suas dietas ingerindo só alguns tipos de alimentos e deixando de lado outros grupos alimentícios.
O que causa desequilíbrio na taxa nutricional, alterações químicas no corpo, o interesse por determinado sabor pode começar como um simples interesse pela comida, mas normalmente acaba em distúrbios alimentar. Por quê? Porque  como falamos antes existem muitos sentimentos envolvidos na vida de uma pessoa e se acontece algum tipo de desestabilidade emocional essas pessoas tem grande facilidade de usar esses gostos como mecanismo de defesa. 

Explicações:         


O que importa realmente é que todas essas formas de se relacionar com a comida está errada, e geram distúrbios alimentares se são mantidas por períodos prolongados, existem hoje milhares de pessoas que se tornaram obesas por má alimentação, e que não sabem como chegaram á pontos de obesidade mórbida, o que acontece é que quando você condiciona seu corpo a determinados hábitos por muito tempo isso se torna fixo em sua cabeça, sendo o cérebro que controla todas as suas funções se sua mente está condicionada a um tipo de habito será mais difícil de mudá-lo.

O que as pessoas não sabem é que todos os transtornos alimentares são causados por sentimentos mal resolvidos e mal entendidos, a relação do ser humano com a comida é muito mais complexa que se pode imaginar, é muito fácil, que julguem os gordos por comilões gulosos mais a verdade é que existem muito mais coisas agregadas os motivos de uma pessoa ser gorda, que só comer por gulodice. A maioria das pessoas que sofrem de transtornos alimentares não reconhece que está vivendo um estado patológico,  e costumam não buscar tratamentos para resolução de seus problemas pessoais.

As emoções existem, mas pouquíssimas pessoas sabem lidar com elas, o que se vê por ai são pessoas em busca de entender coisas mal explicadas dentro de si e tentando de um tudo para acertar os pontos. Seria necessário um grande controle de suas emoções para que alguém fragilizado não perdesse a linha de sua vida.  Espero que se algum de vocês leitores se identifiquem em alguma das situações citadas a cima que busque ajuda de um profissional da área de psicologia para que possam descobrir os motivos reais de sua relação alterada com os alimentos.

O que eu estou dizendo é que todo gordo é problemático, ou depressivo?? Não nunca foi e nunca será por que se eu estivesse fazendo isso estaria traindo a minha própria causa e desperdiçando meus anos de militância no movimento “Pro Gordo”, o que estou fazendo nesse texto e explicar ALGUNS dos motivos que geram obesidade por distúrbios alimentares.
Bjo da gorda          
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Um comentário:

  1. É muito fácil a gente escolher o caminho de compensar a falta de satisfação emocional com alimentação exagerada. Sendo que também é possível a gente começar a ver a vida por outros olhos, com outra visão de quem somos e então equilibrar as coisas... Se nos dermos conta de que a fome real é de alegria, a gente pode começar a mudar nossa dieta.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.
Deixe comentário contando o que achou da matéria.
Caso seja blogueira deixei seu link para Eu retribuir a vista.
Bjo da gorda Milly Costa