18 julho, 2011

Uma Causa de Peso


Eu não vou aqui citar cada tipo de fator, frase ou situação em que o gordo sofre que nos faz sentir como o rabo do cachorro, mas citar a escolha que você faz em continuar com a sensação de ser o rabo do cachorro ou fazer com que as coisas mudem para você e para os seus semelhantes, até mesmo por que suas escolhas mudam não só a sua vida, mas as vidas das pessoas em sua volta e a de pessoas a quilômetros de distancia é o que conhecemos por efeito borboleta. Por tanto é preciso muito cuidado em nossas ações.

Você que está lendo esse texto e nenhuma outra pessoa tem a mínima obrigação de lutar por uma causa, por essa causa ou por aquela causa, lutar por uma causa é uma coisa tão grandiosa que assim como todos os fatos grandiosos não é para todas as pessoas é para poucos, é para pessoas que escolhem ser mais que espectadores, pessoas que querem mais que viver por viver, pessoas que dão a cara para bater e até são subjugadas por fazerem isso, pessoas que como Eu, preferem abrir a boca e dizer eu luto pelo direito do Gordo ser visto como gente, e não me aproveito dessa necessidade para fins pessoais.

Ao longo desse tempo em que estou lutando pela causa gorda de ser vi muita coisa, conheci muita gente, ouvi muitas historias, participei de muitas campanhas, mas até hoje poucas pessoas estavam engajadas com a real idéia de fazer a situação mudar, não por que elas sejam menos ou mais que eu e sim por que elas se importavam com coisas diferentes, acreditavam em coisas diferentes e algumas delas seguiram em frente outras desistiram e algumas como eu persistem, numa realidade feia e injusta,  a qual muitos de nós estamos sujeitos, é que o mundo nunca esteve tão gordo e em paralelo o gordo nunca foi tão desrespeitado.

Me parece que a falta de obrigação com as coisas faz da vida bem mais fácil para as pessoas, ninguém tem obrigação de declarar-se militante pela causa dos gordos, e nem por nenhuma outra, mais todos têm obrigação de não usar o movimento gordo, para  feitos próprios, todos tem obrigação de respeitar aqueles que militam em nome de uma vida mais favorável a quem pesa mais de 60kg, a padronização existe e todos nós já estamos cansados de saber, não importa o que façamos o conceito não vai mudar, agora essa idéia de criar uma nova padronagem para quem é gordo se enquadrar não está só feio é simplesmente o cumulo da falta de respeito.

Já não suporto mais essa conversa mole de que Blogs GG’s fazem apologia à gordura e ver os blogueiros se explicando e se desculpando em seus textos, olha nós falamos isso mais defendemos uma vida saudável, estamos falando aquilo mais não é apologia a obesidade... Nós fazemos apologia a uma realidade de respeito, em que você gordo possa andar na rua sem ter medo de sentar na praça de alimentação e ver olhares de repudio, fazemos isso para que usar uma mini saia não seja direito do gordo padrão 48, nós militamos para que exista um lugar onde você possa ir, vir, usar, abusar e ser olhado, trato e respeitado como todos os outros seres humanos são,  sendo assim você blogueiro não precisa de desculpar por isso, você leitor não precise sentir nada disso.

Mais ninguém precisa apoiar ou lutar por essa causa, ninguém precisa nem mesmo dizer que é gordo, gordinho ou similar a isso, o que todos precisam é ter respeito por quem quer que as coisas sejam vistas além do mundo de maquiagens e roupas bordadas, acho sim que tudo isso é muito importante, que levanta a auto-estima, que faz a beleza ser melhorada, acredito no poder de se sentir bem estando bonito,  eu mesma sou viciada em maquiagem e em vestir roupas da moda, mas eu acredito que existe muito por trás da beleza e principalmente eu sei que o preconceito não é vencido com belos trajes, e sim com dedicação e sabedoria, com entendimento e perseverança, com inteligência e militância e principalmente com o respeito por quem quer ir além do guarda –roupas, o respeito por quem luta por dignidade humana independe   do quanto ela pesa seja esse peso de dois dígitos ou de três pessoas são pessoas e todas elas merecem respeito, seja você militante ou não   sua obrigação é só com o respeito.
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

7 comentários:

  1. Gostei bastante do blog e do seu posicionamento nesse post, vou colocá-lo na lista dos meus "blogs amigos"! Aliás, se der visite meu blog também!! http://ocorpoemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Milly,

    A propagação do mundo que conhecemos como PLUS trouxe também muita incoerência e uma falsa ideologia pessoas que simplesmente não sabem de que morte quer morrer.

    Mais não podemos desistir e continuar o nosso trabalho que vem fazendo a diferença na vida de tanta gente.

    Beijossssssss

    PS: Eu defendo sim o direito de SER GORDA :P

    ResponderExcluir
  3. È complicado eu mesma tenho visto comentários em redes sociais de pessoas que se chamam de "gordinhas"no caso era uma pessoas falando daqueles sites que tem mulheres obesas de lingerie a pessoa estava falando se eu ficasse assim corria pra fazer bariatrica. eu tenho 150 quilos e tenho vida sexual não tem nada diferente se fosse magra. mas ainda fico magoada quando algum imbecil grita numa festa fat family que é um absurdo mas me aconteceu no sabado é tudo tão dificl eu tenho que me aceitar de verdade pra encarar o mundo de frente mesmo e as pessoas que enfiem o preconceito delas no bolso.

    ResponderExcluir
  4. ENTÃO, PEOPLE, EU ANDO LENDO ALGUNS BLOGS DE "MOVIMENTO PLUS SIZE" E "ORGULHO GORDO", VOU FALAR, PREGA-SE "MULHERES REAIS" COMO SE FOSSE O "NORMAL SER 46 PRA CIMA", NA REAL, NÃO É! 13% DA POPULAÇÃO É OBESA, IMC>30, ISSO NÃO É A MAIORIA, SE FOSSE, ERA MAIS FÁCIL ACHAR ROUPA... AS LOJAS VENDERIAM TUDO ACIMA DO 42 E NINGUÉM DIRIA "DO LADO DAQUELA GORDA"... EU FICO DIVIDIDA, PQ EU ACHO IMPORTANTE A AUTO-ESTIMA, MAS ELA NÃO PODE SER CONFUNDIDA COM AUTO-INDULGÊNCIA (e disso eu entendo, creia-me), EU ACHO QUE É MAIS FÁCIL FALAR "SOU GORDA E PRONTO" DO QUE FAZER ALGO A RESPEITO, POR MAIS QUE DOA ADMITIR ISSO! EU TAMBÉM TENHO DIFICULDADE DE PERDER PESO, EU TAMBÉM TENHO MEUS RECEPTORES CEREBRAIS TRABALHANDO CONTRA , MEU CORPO E MEU METABOLISMO TRABALHANDO CONTRA, MAS EU TOU LUTANDO... QUANDO EU LEIO ESSES BLOGS EU ME IDENTIFICO "EU ERA ASSIM" E EU NÃO QUERO MAIS SER ASSIM, EU NÃO VOU MAIS SER ASSIM EU NÃO SOU ASSIM!!! MAS EU FICO PENSANDO QUE UMA CRIATURA PODE, REALMENTE, SE OLHAR COM MAIS DE 100KG E ACHAR QUE TÁ SEXY, QUE TÁ BONITA... NÃO TÁ.... COMO NÃO TÁ A ANORÉXICA DE 30KG... ÀS VEZES EU ACHO QUE SÃO ESPECTROS DA MESMA DOENÇA! VC OLHA E NÃO VÊ O SEU TAMANHO! GENTE, EU TAVA IMENSA! E EU TINHA MENOS DE 100KG E NÃO TINHA IMC DE 30... NADA ME SERVIA, EU NEM ENTRAVA MAIS NAS LOJAS PRA COMPRAR ROUPA, PQ NÃO IA FICAR LEGAL, A MODA PRAS GORDINHAS NÃO FICA LEGAL NUM CORPO CHEIO DE DOBRAS (pronto,falei) EU ME APERTAVA EM CINTAS ACHANDO QUE TAVA ENGANANDO ALGUÉM... A ÚNICA ENGANADA ERA EU! VC PODE ATÉ FICAR APRESENTÁVEL, CHEIROSA, MAQUIADA, MAS SE TIVER ENORME, VAI SER SÓ "A GORDA!" ESSA É A REALIDADE, NÃO É PRECONCEITO, NÃO É ÓDIO DAS GORDAS, É SÓ O MUNDO COMO ELE É... SÓ ISSO...
    NÃO DÁ PRA ESCONDER O SOL COM A PENEIRA, COMPRAR MAQUIAGEM E SAPATO (PQ É O QUE CABE) E DIZER QUE TÁ TUDO BEM!
    QUE ATIRE A PRIMEIRA TORTA A GORDA QUE NÃO QUIS DORMIR GORDA E ACORDAR MAGRA...

    ResponderExcluir
  5. uma coisa que eu não entendo é pq quase todo site GG/plusize/etc tem essa necessidade de ficarem nessa auto-afirmação o tempo todo. parece q todas elas querem se lançar como modelos, pq só se restringem a falar disso. ficam esperando aprovaçao dos magros sobre a beleza delas.

    concordo muito com oq vc disse sobre ser respeitado por simplesmente fazer coisas cotidianas.

    outro dia eu fui caminhar no calçadão (pra tentar ser um pouco menos sedentária pq sei q isso é importante pra saúde) e fui xingada! passaram uns caras e ficaram me sacaneando "sai daqui gorda, vai comer" e isso dói muito quando a gente tá esforçando, desestimula pra caramba. eu morro de vergonha de entrar numa academia e ser alvo de discriminação.

    eu não quero ser amada, não quero ser elogiada, só quero ser respeitada e viver em paz. pq, da mesma forma q todo mundo, eu preciso estudar, trabalhar, pegar onibus, sair, ir ao banco, ao cinema, etc.

    primeiro começaram nos "banindo" das praias e piscinas, com toda a ridicularização de usar bikinis e maiôs. tentam destruir nossa auto-estima até termos vergonha de usar uma roupa mais fresca, como blusas de alça. e agora querem nos "proibir" de fazer coisas q todos são obrigados a fazer?

    eu sempre fui gordinha moderada, vivia de dieta, vestia no maximo 46 e era infeliz por n conseguir emagrecer. mas como minha mae é bem mais gorda, eu nunca entendi quem nos colocasse em categorias diferentes: "ah vc é gordinha, ainda dá pra emagrecer. mas sua mae é doente então eu posso xinga-la". agora q eu to com 24 anos, engordei pra caramba e to vestindo 52, às vezes 54. ta sendo dificil encarar as pessoas sem medo pq sei oq minha mae tem sofrido todos esses anos.

    enfim, acho uma bobagem falar em "apologia à gordura" pq ninguem faz isso, n conheço nenhuma gorda q n se preocupe com o peso, q n fique frustrada de vez em quando por n achar roupa ou por xingarem ela na rua. mas temos mais é q assumir: SOU GORDA, SIM, E EXIJO Q ME RESPEITEM

    o blog tem facebook ou tuiter? quero continuar seguindo. beijos, ana (alice era só um nick, mas fiquei com preguiça de fazer outro email rs)

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.
Deixe comentário contando o que achou da matéria.
Caso seja blogueira deixei seu link para Eu retribuir a vista.
Bjo da gorda Milly Costa