22 julho, 2011

Curiosidades Sobre a Saúde - Prisão de Ventre


Olá minhas fofuras, como prometido hoje é a estréia do nosso novo quadro aqui no blog, O Curiosidades Sobre a Saúde, a idéia desse quadro é catalogar alguns textos e matérias que expliquem sobre alimentos, exercícios e conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do nosso corpo, então lá vamos nós com essa novidade... 


Acho que quase todas as mulheres tendem a ter o intestino preso por conta de vários fatores diferentes, não que isso seja um desprezar propriamente feminino, nossos queridos rapazes também são incomodados com a conhecida prisão de ventre, mas são as mulheres que mais sofrem com ela. Antes de entrar em mais detalhes vamos explicar o que é a prisão de ventre.

O que é?
A prisão de ventre ou intestino preso (termos populares para a constipação e obstipação) são definidos quando a pessoa evacua menos de três vezes por semana. Na prisão de ventre as fezes geralmente ficam duras, secas, pequenas e difíceis de eliminar. Algumas pessoas com intestino preso acham dolorido tentar evacuar, e freqüentemente experimentam sensação de inchaço e intestino cheio.

Será que eu tenho prisão de ventre?
Algumas pessoas pensam que estão com intestino preso se não evacuarem todos os dias. Porém, a evacuação considerada normal pode ser de 3 vezes por dia a 3 vezes por semana, dependendo da pessoa. A prisão de ventre é um sintoma, não uma doença. Quase todas as pessoas experimentam prisão de ventre em algum ponto da vida, e dieta inadequada geralmente é a causa. A maior parte dos casos de prisão de ventre é temporária e não é séria. Entender as causas, prevenção e tratamento ajudará a maioria a obter alívio da prisão de ventre.


Causas da prisão de ventre. 

* Falta de fibras alimentares suficientes na dieta.
* Falta de atividade física, especialmente em idosos.
* Medicações.
* Síndrome do intestino irritável.
* Leite.
* Mudanças na rotina de vida, como gravidez e viagem.
* Abuso de laxantes.
* Ignorar as vontades de evacuar.
* Desidratação.
* Doenças e condições específicas como derrame.
* Problemas no cólon e reto.
* Problemas na função intestinal (constipação crônica idiopática)

Por que as mulheres sofrem mais de prisão de ventre que os homens?

Em primeiro lugar, a mulher tem uma educação em que é feio fazer barulho de gases e deixar cheiro no banheiro. Ela tem que parecer sempre limpa. Isso vem desde a antigüidade e continua até hoje, onde um dos critérios de seleção da mulher é a limpeza. Então ela não se dá o direito de ir a qualquer banheiro, em qualquer hora ou em qualquer lugar.
Outro fator é que a mulher consome mais CARBOIDRATOS que os homens, o que desequilibra a flora intestinal, produzindo entre outras coisas gases. O uso de pílula anticoncepcional aumenta a permeabilidade do intestino e causa perda de vitamina B6. Essa vitamina participa na formação da serotonina, que é o hormônio do "bem-estar". A serotonina diminuída está envolvida no processo de depressão. Uma pessoa deprimida, com diminuição de serotonina, aumenta o consumo de carboidratos resultando novamente em desequilíbrio da flora e aumento da permeabilidade intestinal.
Por questões hormonais, que fazem com que a digestão e consequentemente o trânsito intestinal sejam mais lentos.


Alimentos ricos em fibras podem ajudar de que maneira?

Promovem o bom funcionamento do intestino, aumentando os movimentos intestinais e auxiliando na absorção e no metabolismo dos nutrientes. Elas também facilitam a mastigação, ajudam a aumentar a sensação de saciedade e contribuem para a limpeza dos dentes.
As fibras são compostas por um conjunto de substâncias de origem vegetal que o organismo humano não consegue digerir ou absorver mas que desempenham variadas funções a nível digestivo e intestinal, tornando-se fundamentais à saúde.
Influenciam a velocidade da digestão e do esvaziamento gástrico, ajudam a controlar melhor o apetite e a saciedade, regulam a absorção de alguns nutrientes, nomeadamente a glicose e o colesterol, ajudando a controlar os seus níveis no sangue.
As fibras são fundamentais para o bom funcionamento intestinal e prevenção da obstipação. Aumentam o volume das fezes e graças ao seu efeito bifidogénico promovem o crescimento das bactérias protetoras do intestino.
Fibras solúveis, são aquelas que se diluem em água, é o caso das pectinas, gomas e mucilagens presentes em maiores quantidades nas polpas dos frutos, legumes e das leguminosas. As insolúveis, como a celulose ou a lenhina, encontram-se presentes nas cascas dos frutos e leguminosas, cereais completos e partes fibrosas dos legumes.


Bem meninas espero que essa matéria tenha ajudado vocês a entender um pouquinho mais de como funciona o processo que nós leva a ter prisão de ventre e como melhorar essa sensação terrível de estar estufada. O quadro visa nós fazer aprender um pouquinho mais sobre o nosso corpo então aproveitem. 

(As respostas as duvidas foram retiradas daqui e daqui
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

4 comentários:

  1. o Layout esta lindo é fato e amei a nova coluna que traz mais informaçoes ainda e falando sobre saude o que torna o blog completissimo!

    ResponderExcluir
  2. Você é a coisa mais fofa da minha vida Amiga obrigadoooooo pelo comentário super fofo Bjokas da gorda

    ResponderExcluir
  3. O blog está uma graça, e a matéria super bacana. Adorei seu espaço! Bj

    ResponderExcluir
  4. to adorando o blog adorei essa coluna bjkas

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.
Deixe comentário contando o que achou da matéria.
Caso seja blogueira deixei seu link para Eu retribuir a vista.
Bjo da gorda Milly Costa