28 novembro, 2011

Mini Guia Hidratação da Pele


Toda pele necessita de hidratação, não importa que tipo de pele você tenha, basta saber qual é o indicado para a sua pele e seguir em frente, afinal de contas uma pele hidratada é sinônimo de pele macia, brilhante e sedosa, Pensando em tudo isso e em mais um monte de coisas que não sabemos sobre os hidratantes aqui vai um mini guia sobre hidratar a pele.

Para que servem os Hidratantes?
Os hidratantes têm como objetivo manter a estrutura da barreira de proteção da pele, tornando-a mais macia, flexível e com melhor textura. Um hidratante ideal é aquele que combina mais de um tipo de mecanismo de hidratação. Para escolher o melhor hidratante, saiba qual é seu tipo de pele:

Tipos de Hidratantes:
Primeiro tipo de hidratação - consiste em impedir a perda de água (processo conhecido como oclusão) pelo uso de substâncias lipídicas, como óleos, emolientes e vaselinas, que têm a função de formar uma película sobre a pele;
Segundo tipo de hidratação busca reter a água nas camadas superficiais da pele (método chamado de umectação);
Terceiro tipo de hidratação - tem como objetivo promover a hidratação celular (hidratação ativa).

Que tipo de Hidratante você deve usar:
Pele oleosa: é aquela em que há maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que lhe confere o aspecto brilhoso característico e uma maior tendência à acne. Os cuidados com este tipo de pele começam com uso de sabões para diminuir a oleosidade, que sob a forma líquida provocam menos atrito e evitam irritações. A água deve ser fria, já que as glândulas sebáceas da face são estimuladas em contato com a água quente. Para este tipo de pele são contra-indicadas formulações hidratantes cremosas e contendo óleos, que podem causar ou agravar um quadro de acne. O hidratante deve ser livre de óleo, em gel ou gel-creme. É recomendável aplicar formulações que contenham filtro solar com fator de proteção de, no mínimo, 15 FPS;
Pele seca: é a mais sensível. Necessita de produtos mais leves e emolientes para limpeza que limpem e hidratem ao mesmo tempo livres de detergentes, como as loções de limpeza. Quanto mais seca a pele, mais ingredientes que promovam a hidratação da pele devem constar na fórmula do produto.Os cosméticos, como base e pó, devem ter uma base oleosa na sua composição. A freqüência da hidratação depende do produto usado. Ela pode ser feita duas vezes ao dia, com uma formulação mais leve para o dia e outra mais pesada para uso noturno.O produto para uso diurno deve conter filtro solar. Recomenda-se uso de hidratantes que contenham substâncias antioxidantes,como as vitaminas E,A e C;
Pele mista: apresenta oleosidade na chamada Zona T (testa, nariz e queixo), enquanto outras áreas, como a bochecha, têm aspecto seco. O tratamento para este tipo de pele é feito com substâncias que não provocam ressecamento e, ao mesmo tempo, evitam agravar a oleosidade. Os hidratantes ideais para pele mista devem ser formulados em gel ou gel-creme, livres de óleo e, se possível, sempre com filtro solar em sua composição;
Pele normal: está em equilíbrio e deve ser hidratada para ficar sempre desta forma. Recomenda-se o uso de hidratantes em loção com base aquosa e fórmulas fluidas. Formulações muito oleosas devem ser evitadas, já que podem levar ao aparecimento de espinhas (acne cosmética). Bons produtos para este tipo de pele devem conter as vitaminas C, E e A. O filtro solar também deve estar presente nas formulações ou deve ser usado em associação ao hidratante.

Algumas curiosidades:
-É verdade que todos os produtos para o rosto devem ser espalhados no pescoço, no colo e nas mãos também?
R= Não, alguns produtos contendo ácidos podem ser bem tolerados no rosto e nas mãos e provocar irritações no pescoço. O colo e o pescoço são áreas muito mais sensíveis e devem ter produtos específicos.
-Quem usa base hidratante diariamente pode deixar de usar cremes hidratantes?
R= Depende. Algumas bases hidratantes são muito boas, porém alguns tipos de pele podem precisar de cuidados especiais principalmente as peles mais envelhecidas.
-Posso usar protetor solar no lugar do hidratante?
R= Se o protetor solar tiver hidratante não há problema.
-Hidratação pode melhorar olheira?
R= A olheira normalmente está associada a alterações vasculares, hormonais, edema e pigmentação. Os hidratantes são importantes mas são não são específicos para olheiras.
- Cremes Perfumados fazem mal?
R= Somente para crianças ou para pessoas alérgicas.
-Posso usar hidratante corporal no rosto?
R=  Não é adequado,  seu rosto necessita de cuidados específicos,se você usar hidratante corporal no rosto com certeza irá aumentar a oleosidade,mudará o ph da pele e aparecerá resultados não desejados. Por isso existem hidratantes específicos para cada área do corpo.

Os Hidratantes mais vendidos no Brasil:

1. Victoria's Secret Love Spell- Esse hidratante corporal da Victoria's Secret, marca mais conhecida por sua linha de lingeries, possui fragrância de pêssego, flor de cereja e jasmim. Sua fórmula contém aloe vera, aveia e extrato de sementes de uva, além de vitamina C e E. 2. Creme Hidratante Corporal Cupuaçu - Amazônia Viva O hidratante corporal da Amazônia Viva utiliza as propriedades nutritivas e emolientes da manteiga de cupuaçu. Enriquecido com proteínas do arroz e óleo de amêndoas, sendo uma ótima opção para peles secas e muito secas. 3. Hidratante Iso Urea Creme - La Roche-Posay  - Hidratante para o corpo de longa duração, hidrata por até 24 horas, ideal para peles secas. Com fragrância suave, contém em sua fórmula manteiga de Karité, uréia e água termal. 4. Natura Tododia Macadâmia - Hidratante Loção hidratante com óleo de Macadâmia, proteínas de arroz, auxilia na recuperação da camada protetora da pele, com hidratação de longa duração. Hidrata por 24 horas. Indicado para peles secas. 5. Leite Hidratante Paris – Phytoervas Leite hidratante da linha Paris da Phytoervas, contém aminoácidos da seda, vitamina E e óleo de amêndoa doce que mantém o teor hidrocutâneo da pele. 6. Clinique Happy Heart Body Cream -Creme hidratante para todos os tipos de pele da Clinique, suaviza, uniformiza e hidrata a pele. Possui fragrância suave e agradável de flores que a maioria das mulheres adoram. 7. Liiv Botanicals Loção revitalizantes Hidratante para o Corpo – Avon Loção revitalizantes para o corpo da Avon, enriquecido com extratos botânicos, ajuda a fortalecer a barreira natural de proteção da pele, melhorar a elasticidade, deixando a pele hidratada e revitalizada. Não contêm conservantes e é indicado para todos os tipos de pele.

Os Hidratantes que eu uso e indico:

Como tenho a pele seca preciso de produtos que sejam bem especo e que prolonguem a duração da hidratação então uso esses aqui..
1-Para o corpo: Avon Care Pele Morena e Negra (valor 11,00) ; 2- Nivia Milk hidratação intensiva (valor 8,50); 3- Para o rosto: Avon Care Vita hidratante protetor (valor 10,00);4- Para as Mãos: Avon Care Silicone.

Pesquisa para a matéria retirados Daqui, Daqui e Daqui 

Gostou? Não Gostou? Então Comenta.
Bjo da Gorda 
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

6 comentários:

  1. Milly acho que pelo calor e seca daqui minha pele vive parecendo 'cobra' adoro cremes e hidratantes e oleos e tudo mais e com certeza amei as dicas assim fica mais facil saber o que usar!!!

    http://meninacajuina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. oi amiga adorei as dicas
    Da uma passada lá no meu blog ta rolando um super sorteio
    bjos
    http://onossonude.blogspot.com/2011/11/1sorteio-do-blog-em-parceria-com.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Milly!!!
    Vim agradecer e reribuir sua visita ao meu blog!!
    Adoreii o post!! Adorooo hidratações e produtinhos hidratantes!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Fazer um dia assim ... muito bom!


    Bjs.

    Elaine
    http://useihoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, minha pele é oleosa e não sei muito bem como cuidar, gostei deste post!Ja virei sua seguidora, quero te convidar para conhecer o meu blog e me seguir tambem!
    http://aprendizdecabeleireira.blogspot.com/2011/10/cadastre-seu-blog-na-lomadee-e-ganhe.html

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.
Deixe comentário contando o que achou da matéria.
Caso seja blogueira deixei seu link para Eu retribuir a vista.
Bjo da gorda Milly Costa