11 maio, 2011

Gordo oferece perigo?


Há um tempo atrás (muito tempo) vi no programa da Xuxa em um quadro que tinha para transformar as mulheres  (não sei se vocês lembram pois é bem antigo isso) nesse quadro mulheres gordas pediam ajuda para emagrecer e ganhavam um mês no spar, depois voltavam ao programa para mostrar seu novo corpo, todas as moças diziam os motivos pelo qual queriam emagrecer , uma delas marcou minha mente de adolescente (na época eu tinha uns 15 ou 16 anos) quando disse que um dos maiores motivos de seu desejo por ser magra era por que as pessoas não queriam sentar-se ao lado dela no ônibus e isso a deixava muito triste com uma sensação de não ser gente.
Essa declaração ficou gravada em minha mente, embora na época eu não tivesse como reparar a verdade desse acontecimento de uma forma geral, pois adolescentes sempre andam de grupos e sempre que eu estava em um ônibus era acompanhada, mas me tornar adulta pode me fazer pensar nisso por algumas vezes e perceber a veracidade desse fato( antes que se perguntem vou logo responder sim eu fiquei com essa declaração na mente desde o dia em que a ouvi).  Passei muito tempo reparando isso e como nessa semana isso ficou bem evidente pra mim estou aqui para dizer: Sim as pessoas têm repulsa por nós.
Não costumo andar muito de ônibus, não gosto da agonia de entra e sai de gente, do aperto e de vários inconvenientes então ando de taxi, mais uma falta de verba me fez andar muito de ônibus durante essa semana que passou, foi quando eu percebi com muita força que as pessoas evitam sentar-se do lado de gordos dentro dos ônibus, contrariando a idéia que criança chora muito em coletivos, contrariando a idéia que pessoas com sacolas incomodam, contrariando a idéia que homens sentam de pernas aberta e toma muito espaço, as pessoas preferem todos esses incômodos ao sentar ao lado de um gordo.
Alguma explicação para isso? Bem eu poderia dar varias, mas o fato é que reparei isso não só comigo, mas com outras pessoas gordas que estavam nos ônibus, o gordo sempre é a ultima da ultima opção, as pessoas nos olham com cara de desdém  e pulam a cadeira, sentam ao lado de outra pessoa, mesmo que necessite pedir que a outra pessoa retire o filho do banco, mesmo que necessite pedir a outra pessoa que retire suas sacolas do banco, o banco vazio ao lado do gordo torna-se inviável para uso, literalmente inviável quando tem pessoas que preferem ficar de pé (pois não a mais nenhum banco livre que não o que esta ao lado do gordo) a sentar do lado do gordo.
Vi isso se repetir por dias e dias seguidos em que me utilizei do serviço coletivo, como tenho certeza de estar bem vestida, perfumada e bem penteada sei que outro motivo não teve para a pessoa evitar sentar ao meu lado, como percebi que os outros gordos do coletivo estavam também em estado de limpeza aparente   acredito que não tem mesmo outro motivo para negar sentar-se ao nosso lado, e então fica a pergunta que não quer calar: Será que é medo de “pegar gordura”? Deve haver algum vírus gordo que se pega ao sentar-se ao lado de um individuo gordo (ao menos se isso fosse real seria uma boa explicação).
O que me incomodad e verdade é que as pessoas fingem quem nós somos iguais e nos tratam diferentes até na forma de olhar, o que me vem a mente é o seguinte se eu que tenho uma estima boa que me sinto bem comigo fico incomodada   e até triste em sentir na pele esse tipo de exclusão, o que sente uma pessoa de baixa-estima que já tem uma rejeição por seu corpo, isso é uma situação que leva alguém ao suicídio, imagina ter que usar o ônibus todos os dias e perceber que as pessoas não querem estar perto de você sendo que o único motivo pra isso é a forma do seu corpo, alguém com depressão não aguentaria isso por muito tempo e a consequência seria desastrosa.    
È por isso que prego que não é só a auto- aceitação que vai fazer as coisas mudarem, não é estar bem vestida e maquiada que faz as pessoas acharem você bonita e aceitável, (pois eu estava muito bem vestida e maquaida também), vivo dizendo que é preciso dar outros rumos nas ideologias sobre o que o gordo precisa, por conta dessas coisas que passamos quando estamos em convívio social, por que grande parte dos gordos em questão não estão preparados para passar por coisas desse tipo sem sair no mínimo magoado ou com a sensação de não pertencer a sociedade.
As mensagens contra o gordo são tão fortes e de efeito tão desastroso que transforma o gordo num individuo inaceitável, um ser estranho ao coletivo alguém que gera repulsa a ponto de a proximidade com esse ser seja nula ou meramente inviável por um motivo que ninguém conhece mais que existe e é fato vivo e sentido.
Uma vez eu estava sentada no lugar preferencial para idosos, ao entrar um senhor obedece a ética e a educação dada por minha mãe e não a lei que muitos ignoram, me levantei e disse aqui senhor pode sentar, ou vi de resposta o seguinte: Pode ficar sentada eu agüento me segurar mais que você que esta desse corpo, gorda assim... Com vergonha me calei e sentei novamente. (às vezes me sinto tão boba por ser educada que penso deus eu podia ser só um pouquinho mais sacana)  
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

5 comentários:

  1. No onibus ou em qualquer lugar,passo por isso nos locais publicos,as pessoas sentem medo ...como se tivessemos uma doenca tranmissivel e terminal...
    Agora acredito qe seja ignorancia mesmo,falta de entendimento ainda mais que hj muitas pessoas vem falando sobre o assunto a pena e que o lixo da midia na Tv tem apenas exposto isso de forma negativa...

    Deprimente...

    ResponderExcluir
  2. Mais um texto excelente, Milly, parabéns!!

    Isso me fez lembrar de uma conversa igualzinha que tive com uma amiga, assim que entrei na facul. O ônibus era sempre lotado e as pessoas preferiam ficar em pé ou sentar do lado do sol à ter que sentar do meu lado ou de outro gordo. Por muito tempo isso me incomodou, mas depois percebi que o problema não era meu...Enfim.

    Como disse a Nana, a mídia e alguns dos formadores de opinião só fazem aumentar esse "sentimento de repulsa" com os gordos [e com muitas outras coisas].

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Milly, nós hoje estamos em uma sintonia perfeita!

    Mais cedo pensei em você quando ouvi da minha tia que eu não deveria desistir da minha profissão porque eu era inteligente e competente. Que eu era gorda, mas tinha cabeça de magra ou melhor do que muita magra. Como se o gordo por si só fosse burro e eu fosse uma exceção... Cara, ela não falou de maldade, tinha a melhor das intenções, mas isso me deixou revoltada!

    Enfim, depois de muito pensar decidi postar no Vida Plus Size um texto que estava no rascunho e que eu ia deletar, mas percebi que eu precisava "Vomitar" muita coisa que estava entalada.

    Uma das coisas que eu falei no Vida Plus foi exatamente sobre esta questão do ônibus!

    E realmente, você tem razão!

    As pessoas TEM MEDO DE PEGAR GORDURA!

    Sem falar no nojo estampado na cara de muitas delas!

    É como eu disse no blog, as pessoas no fundo nos enxergam como "deficientes" (para não dizer verdadeiras aberrações), só que nós não temos direito à reserva de vagas.

    Não que eu quizesse reserva de vagas, queria ser tratada com respeito e ter igualdade de direitos e oportunidades...

    É fogo viu?

    Para viver como obeso é preciso uma mega dose de paciência.

    E o lance que você falou sobre suicídio, é fato! Eu melhor do que ninguém sei o que é se sentir insuportávelmente excluída a ponto de não desejar mais viver.

    ResponderExcluir
  4. Ah, vou te dizer um santo remédio! Liberta! Mande a merda!
    Um dia eu estava na fila do onibus.Assim, sem falar com ninguém, sem incomodar ninguem, coisa importante neste mundo individualista.Mas estava em um péssimo dia, eu a moça lady, uma educação que só quem conhece sabe.A moça da fila me deu um papel com um telefone, me explicou que era da irmã dela, que conhecia um super médico que emagrecia super rápido e tal.Bom, não sei o que aconteceu comigo esse dia,mas na hora tirei uma caneta da bolsa, e anotei um telefone que inventei na hora e disse para ela-Olha, esse é o telefone de um super cirugião plástico, ele vai resolver essa tua cara meio deformada ,com essas orelhas horrorosas e esse nariz gigante, linda vc não vai ficar, mas pelo menos com cara de gente te garanto que sim!
    A moça ficou muda. E foi embora, todo mundo me olhou feio na fila.Mas alguma coisa aconteceu dentro de mim,alguma coisa mudou, quebrou, melhorou, depois de anos sofrendo perseguiçoes por todos, na escola, na família, eu tinha dado o meu primeiro soco! Adorei a sensação,me senti forte. E comecei a fazer isso com a mesma frequencia com a qual era agredida.
    Mas temos que estar sempre atentos, até contei em outro blog, da semana passada uma mulher me enchendo o saco no supermercado, deu uma cortada,mas não a que ela merecia, eu estava fora do ar.
    Algumas pessoas vão dizer,mas isso é agressão, vc não deveria fazer isso, é uma energia baixa.
    Não é não .Energia baixa é vc ser provocada o tempo todo e não reagir. Eu levo,mas devolvo~.Aprendi que minha educação de lady não é para todos, as pessoas tem que fazer por merecer.
    Se liberte!bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas

    Adoro os comentários de vocês...
    Quero dizer que eu sou um tanto quanto ousada e sempre dou respostas "cheias de carinho" para as pessoas idiotas que se arriscam a chegar perto de mim e dizer certas bobagens, porem nesse dia do vovô eu não esperava e fiquei totalmente sem ação pensando em como alguém que deveria ser no mínimo "adestrado" pela vida devido a idade abre a boca pra falar uma asneira dessas...
    Super bjo a todas vocês minhas fofas

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.
Deixe comentário contando o que achou da matéria.
Caso seja blogueira deixei seu link para Eu retribuir a vista.
Bjo da gorda Milly Costa