12 outubro, 2011

Guia de Saúde - Insônia


Eu e metade do mundo odeia o fato de ficar se revirando na cama sem conseguir dormir, o fato é que a insônia adora tirar a tranqüilidade das noites, e terminar com o que deveria ser um bom dia, quem não dorme bem não consegui fiar bem para fazer nadinha, nem para dar aquele sorriso imagina o resto. Por isso elaborei esse mini guia da insonia que é para conhecermos melhor o por que de tudo isso....

Insônia o que é?
A insônia é a dificuldade de adormecer ou de permanecer dormindo ao longo da noite. A insônia afeta o humor, prejudica a capacidade de trabalho e atinge a saúde.


Entendendo a Insônia 
Esta falta de sono apresenta três características fundamentais: a dificuldade para pegar no sono, dificuldade em manter-se dormindo e o acordar precocemente sem conseguir voltar a dormir novamente.
Cada uma destas características surge em um determinado estágio da insônia, por exemplo, a dificuldade em pegar no sono geralmente ocorre em seu estágio inicial.
A dificuldade para manter-se dormindo, por um horário contínuo, já indica um estágio intermediário. A insônia conhecida como terminal, é aquela quando o indivíduo desperta precocemente e já não consegue mais voltar a dormir.


Causas da insônia:
A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pelo desgaste quotidiano ou por situações-limite como causas mais importante. 
Entre as causas físicas podem ser considerados o excesso de luz, mesmo quando esta se encontra do lado externo do dormitório, cama desconfortável, alguma doença das vias respiratórias, pois estas, geralmente dificultam a respiração causando grande desconforto. A poluição sonora, ou seja, a vivência em ambientes com altos níveis de ruídos também desencadeia a insônia..
As causas psicológicas também podem ser muitas, como estresse, excesso de preocupações, depressão, excesso de emoções, como por exemplo, alegria excessiva, ansiedade, etc.


A Insônia Aguda Versus Crônica
A insônia também varia em quanto tempo dura e quantas vezes ela ocorre. Pode ser de curto prazo (insônia aguda) ou pode durar um longo tempo (insônia crônica). Também pode ir e vir, com períodos de tempo, quando uma pessoa não tem problemas de sono. Insônia aguda pode durar de uma noite de poucas semanas. A insônia é chamada crônica quando a pessoa tem insônia, no mínimo, três noites por semana durante um mês ou mais.


Existe um numero de horas fixas que se precise dormir?
O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra. A maioria, porém, precisa dormir de sete a oito horas para acordar bem disposta.


Algumas curiosidades:
Pesquisas recentes sugerem que aqueles que consideram suficientes quatro ou cinco horas de sono por noite, na realidade, necessitariam dormir mais.
Aparentemente, pessoas mais velhas dormem menos. Entretanto, o tempo que passam dormindo pode ser exatamente o mesmo da mocidade, dividido em períodos mais curtos e de sono mais superficial.
Mulheres sofrem mais de insônia que os homens por que o cérebro feminino é mais complexo e trabalha um pouco mais certas áreas que o dos rapazes... (tinha que ser a gente não é o mania rsrs).


Dicas:
Limite o consumo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc. Até a cafeína usada como ingrediente de alguns alimentos pode prejudicar o sono das pessoas mais sensíveis; Converse com seu médico sobre os remédios que esteja usando. Certos medicamentos descongestionantes podem ser tão estimulantes quanto a cafeína; Exercite-se regularmente, mas não perto da hora de dormir. Atividade física regular é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor. 


No entanto, a prática de exercícios vigorosos à noite pode atrapalhar o sono; Estabeleça uma rotina para seu horário de dormir e de despertar. O relógio biológico responde melhor se habituado a horários regulares. Mesmo nos finais de semana, tente manter o esquema estabelecido para os dias úteis; Procure relaxar antes de ir para cama. Ouça música, leia um pouco, converse, assista a um filme. Lembre-se de que, depois de uma noite de sono reparador, as soluções para os problemas podem fluir melhor. Se nada disso resolver, vale a pena buscar ajuda profissional.

Bem gente eu espero que ajude a vocês a mim também por que ficar sem conseguir dormir é uma coisa muito irritante e também acaba com a nossa beleza.

Pesquisas para a matéria tiradas Daqui, Daqui e Daqui 

Bjo da gorda
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Um comentário:

  1. amei o post e com certeza começa a achar que ja tenho a doença do medo de dormir pq não tem jeito.

    um bom sono a cama faz tempo que não sei o que é...


    Beijos ") @NanaP_inho
    http://meninacajuina.blogspot.com
    http://eutocorrendo.blogspot.com/
    http://gordinhasdointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.
Deixe comentário contando o que achou da matéria.
Caso seja blogueira deixei seu link para Eu retribuir a vista.
Bjo da gorda Milly Costa